Saturday 26 December 2009

Suécia tradições e contradições V - Julafton e Kalle Anka



O ponto alto das comemorações do calendário do advento na Suécia  é a "Julafton" (Tarde de Natal), que é quando se troca presentes, se tem a "ceia" e  se assiste "Kalle Anka" na tv.
 
 No dia 24 de dezembro às 3 horas em ponto, seguindo uma tradição que começou em 1959,  a rede pública de televisão sueca (SVT) apresenta um especial de Walt Dysney  composto de uma selecão de desenhos de curta metragem e de cenas de desenhos mais longos.

O título original é  "From All of Us to All of You" (De todos nós para todos vocês), e é conhecido aqui como  "Kalle Anka och hans vänner önskar God Jul"  (Pato Donald e seus amigos desejam um Feliz Natal).  Até 1983 a seleção era diferente a cada ano, mas depois passou ser quase a mesma.

Nossa mesa vestida para a Julafton
 


Praticamente metade dos suecos se senta frente à TV para assistir Kalle Anka (Pato Kalle). Costumam dizer  que Kalle Anka é tão obrigatório na "Tarde de Natal"   quanto o julskinka (presunto de Natal - tipo de tender). Esse hábito, que é parte da cultura sueca, já foi taxado como  bizarro por um colunista de um jornal americano.




Mas fugindo um pouco à tradição, este ano toda a Suécia de norte a sul e de  leste a oeste esteve coberta de neve  na Julafton. Fato que não ocorria há mais de cem anos. Parece que o clima está mesmo mudando, aquece de uma lado e esfria do outro:).  Toda essa neve acabou atrasando o meu papai Noel, e eu tive que improvisar para compor a nossa mesa.
Para dispor os doces, em lugar do meu sonhado prato IKEA,  usei pratos de vidro apoiados sobre taças com a boca para baixo, tudo comprado no bazar da Cruz Vermelha local.


Achei que ficou charmoso:)

2 comments:

Talma said...

Como diz a minha mãe:
"mulher esperta não se aperta".
E claro que ficou um charme!
Eu só fui descobrir que era um prato(lindo) em cima de um copo (lindo), porque vc disse.
Bjs!

Luablue said...

Obrigada:) A necessidade é a mãe da criatividade:)

bjs

Obrigada pela Visita! Volte Sempre!

*********Venha conferir as novidades*********