Sunday 27 December 2009

Ainda sobre o Natal sueco - arroz doce em traje de gala

Além do "Kalle Anka" e  do  "julskinka" outro must na celebração do Natal na Suécia é uma sobremesa bem simples   feita com arroz chamada  "risgrynsgröt" . É um tipo de arroz doce bem suave e cremoso,   que se come com alguma fruta ou com um calda feita com a fruta,  e se incrementa com creme chantilly.

Tem uma variante chamada "Ris a la Malta" (Arroz a La Malta), na qual o creme chantilly  é incorporado ao arroz doce pronto, depois de frio, e se serve com laranja (foto a seguir).  Eu prefiro colocar o chantilly sobre a porção a ser servida.

Foto emprestada do site de receitas alltommat.se

 Para fazer  arroz doce suficiente para 4 porções,  leve ao fogo brando uma panela com 3 dl de água, e 1,5 dl de arroz (aqui tem um arroz apropriado para arroz doce, que é um arroz de grãos redondos e que fica bem cremoso) e uma pitada de sal. Deixe cozinhar até quase toda a água ser incorporada ao arroz. Adicione então 1/2 litro de leite, um pauzinho de canela e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Quando o leite tiver sido quase todo absorvido, adicione mais  2 dl  junto com o açúcar (2 a 3 colheres de sopa conforme o gosto e a dieta:). Deixe cozinhar mais alguns minutos, até ficar com uma consistência bem cremosa. Pode ser servido gelado ou morno. Sirva  com frutas, geléias, sorvetes,  ou  o que sua imaginação mandar.

Para compor a minha versão coloquei o arroz doce em taças, cobri com uma calda grossa feita com framboezas passadas na peneira e um pouquinho só de açúcar (que foi ao fogo por uns 3 minutos até levantar fervura),  uma camada de chantilly e finalizei com cereja ao marrasquino.


Ficou muito bom!

2 comments:

Luablue said...

Obrigada linda!

Anonymous said...

Quero poder entrar no meu blog novamente.

Obrigada pela Visita! Volte Sempre!

*********Venha conferir as novidades*********