Friday 11 December 2009

A jornada até o Natal continua doce mas com uma pitada de sal

Dando continuidade à minha saga na cozinha, fiz trufas de framboeza e também um petisco salgado de nozes, castanhas e amêndoas temperadas com cuminho e páprica.

De novo, receitas super práticas.

Para as trufas (20):


300 gr de chocolate ao leite (pode ser metade meio amargo)
0,5 l de framboezas (congeladas ou frescas)
1 dl de açúcar
2,5 dl de creme de leite
25 gr de manteiga

Chocolate em pó e açúcar de confeiteiro para guarnecer.

Como fazer:

Primeiro prepare um "coulis" (uma espécie de purê ralo de frutas ou vegetais)  com as framboezas e o açúcar. Para obtê-lo amasse a fruta com o açúcar e passe na peneira. Coloque numa panela o coulis com o creme de leite e deixe levantar fervura. Retire do fogo e adicione o chocolate picado,  mexendo bem até dissolver. Adicione a manteiga e bata bem a mistura. A massa deve ficar bem homogênea. Nesta etapa se quiser pode usar um mixer. Deixe a massa esfriar e descansar  até atingir uma consistência que dê para enrolar. Faça bolas na palma das mãos e passe no chocolate em pó ou no açúcar de confeiteiro. Coloque em forminhas ou embrulhe com celofane, ou outro papel apropriado. Conserve na geladeira.
Pode usar outra fruta, por exemplo maracujá. Fica divino.


 
Caso não tenha açúcar de confeiteiro, prepare-o a partir de açúcar cristal ou refinado. Foi o que fiz,
 usei um almofariz (pequeno pilão) de mármore para triturar açúcar cristal até ficar tão fino quanto o açúcar de confeiteiro.

Eu sou muito formiga, gosto de me aventurar mais nas receitas doces, mas um pouquinho de sal também é bem-vindo:)

Para esta receita, use o quanto queira de nozes, amêndoas, castanhas de caju , sementes de abóbora, etc, 

Primeiro toste em fogo baixo  as oleaginosas, de preferência numa panela ou frigideira de ferro com um pouco de óleo (cerca de  1 colher de sopa para cada  0,5 litro de castanhas). Depois tempere com sementes de cuminho, sal  e páprica em pó a gosto e adicione um pouco de água  (algumas colheres de sopa) só para melhor distribuir o sabor e espere toda a água evaporar, antes de desligar o fogo.

Ficaram assim:





No comments:

Obrigada pela Visita! Volte Sempre!

*********Venha conferir as novidades*********