Sunday 13 December 2009

Suécia tradições e contradições III - Prêmio Nobel

Todo ano no dia 10 de dezembro, aniversário da morte do sueco inventor da dinamite, Alfred Nobel, se realiza a glamourosa cerimônia de entrega do mundialmente famoso prêmio que leva o seu nome: o Prêmio Nobel. Ao todo são premiadas 6 categorias: química, física, medicina ou psicologia, literatura, economia e paz. Os laureados são pessoas que nas respectivas áreas acima citadas, deram um contribuição significativa para a humanidade. Além de um diploma e uma medalha eles recebem uma grande soma de dinheiro ( considerando o câmbio de hoje, quase 1,5 milhão de dolares).

A entrega do Prêmio Nobel da Paz tem sua celebração em Oslo, capital da Noruega, e as demais categorias tem uma cerimônia de gala conjunta em Estocolmo.

Esta festa é uma das mais importantes para a casa real sueca. Sim, a Suécia ainda é uma monarquia. O povo sueco é muito moderno para crêr em Deus, mas ainda acredita em reis e rainhas. Em outras festividades nacionais a realeza sueca se apresenta apenas para seus súditos, mas na cerimônia do Prêmio Nobel, os olhos do mundo todo estão voltados para eles.


foto emprestada do site Stockholms Stad: http://www.stockholm.se/stadshuset


Abaixo dois vídeos da rede de televisão sueca SVT, mostrando toda a pompa da entrada da família real juntamente com os convidados de honra (os premiados e outras personalidades importantes) no salão do banquete para 1300 convidados. Estes se sentarão à mesa de honra juntamente com a família real. O banquete que é seguido de um baile, se realiza nas dependências da "Stockholms Stadshuset" (A Casa do Governo de Estocolmo = Prefeitura de Estocolmo) foto acima. Durante todo o jantar que dura 4 horas, ninguém pode se levantar da cadeira. Creio que é para que ninguém fique em posição mais alta que o rei :)



Aqui a família real no salão onde ocorre a entrega do prêmio na Stockholms Konserthus (Casa de Concertos de Estocolmo):

No comments:

Obrigada pela Visita! Volte Sempre!

*********Venha conferir as novidades*********