Sunday 27 December 2009

Ainda sobre o Natal sueco - arroz doce em traje de gala

Além do "Kalle Anka" e  do  "julskinka" outro must na celebração do Natal na Suécia é uma sobremesa bem simples   feita com arroz chamada  "risgrynsgröt" . É um tipo de arroz doce bem suave e cremoso,   que se come com alguma fruta ou com um calda feita com a fruta,  e se incrementa com creme chantilly.

Tem uma variante chamada "Ris a la Malta" (Arroz a La Malta), na qual o creme chantilly  é incorporado ao arroz doce pronto, depois de frio, e se serve com laranja (foto a seguir).  Eu prefiro colocar o chantilly sobre a porção a ser servida.

Foto emprestada do site de receitas alltommat.se

 Para fazer  arroz doce suficiente para 4 porções,  leve ao fogo brando uma panela com 3 dl de água, e 1,5 dl de arroz (aqui tem um arroz apropriado para arroz doce, que é um arroz de grãos redondos e que fica bem cremoso) e uma pitada de sal. Deixe cozinhar até quase toda a água ser incorporada ao arroz. Adicione então 1/2 litro de leite, um pauzinho de canela e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Quando o leite tiver sido quase todo absorvido, adicione mais  2 dl  junto com o açúcar (2 a 3 colheres de sopa conforme o gosto e a dieta:). Deixe cozinhar mais alguns minutos, até ficar com uma consistência bem cremosa. Pode ser servido gelado ou morno. Sirva  com frutas, geléias, sorvetes,  ou  o que sua imaginação mandar.

Para compor a minha versão coloquei o arroz doce em taças, cobri com uma calda grossa feita com framboezas passadas na peneira e um pouquinho só de açúcar (que foi ao fogo por uns 3 minutos até levantar fervura),  uma camada de chantilly e finalizei com cereja ao marrasquino.


Ficou muito bom!

Saturday 26 December 2009

Suécia tradições e contradições V - Julafton e Kalle Anka



O ponto alto das comemorações do calendário do advento na Suécia  é a "Julafton" (Tarde de Natal), que é quando se troca presentes, se tem a "ceia" e  se assiste "Kalle Anka" na tv.
 
 No dia 24 de dezembro às 3 horas em ponto, seguindo uma tradição que começou em 1959,  a rede pública de televisão sueca (SVT) apresenta um especial de Walt Dysney  composto de uma selecão de desenhos de curta metragem e de cenas de desenhos mais longos.

O título original é  "From All of Us to All of You" (De todos nós para todos vocês), e é conhecido aqui como  "Kalle Anka och hans vänner önskar God Jul"  (Pato Donald e seus amigos desejam um Feliz Natal).  Até 1983 a seleção era diferente a cada ano, mas depois passou ser quase a mesma.

Nossa mesa vestida para a Julafton
 


Praticamente metade dos suecos se senta frente à TV para assistir Kalle Anka (Pato Kalle). Costumam dizer  que Kalle Anka é tão obrigatório na "Tarde de Natal"   quanto o julskinka (presunto de Natal - tipo de tender). Esse hábito, que é parte da cultura sueca, já foi taxado como  bizarro por um colunista de um jornal americano.




Mas fugindo um pouco à tradição, este ano toda a Suécia de norte a sul e de  leste a oeste esteve coberta de neve  na Julafton. Fato que não ocorria há mais de cem anos. Parece que o clima está mesmo mudando, aquece de uma lado e esfria do outro:).  Toda essa neve acabou atrasando o meu papai Noel, e eu tive que improvisar para compor a nossa mesa.
Para dispor os doces, em lugar do meu sonhado prato IKEA,  usei pratos de vidro apoiados sobre taças com a boca para baixo, tudo comprado no bazar da Cruz Vermelha local.


Achei que ficou charmoso:)

Monday 21 December 2009

O Natal será branco

Tem nevado bastante, e está bem frio. As estradas estão caóticas, e é aconselhável não viajar. Só dá vontade de ficar dentro de casa.  Eu pessoalmente só gosto de apreciar a neve  quando estou no quentinho, do lado de dentro:).

Então eu acho lindo!


Fica uma atmosfera meio surreal.




 

Parece que o mundo se resume ao aconchego de sua casa.


FELIZ NATAL!

Friday 18 December 2009

Meu papai Noel tem que passar pela IKEA



Como já disse antes, sou apaixonada por produtos IKEA.  O design clean e atemporal das peças combina com quase tudo.
Alguns dos meus objetos de desejo (fotos emprestadas do site IKEA):


Prato para doces em vidro e metal - quero dispor minhas guloseimas nele:)

Luminária "MASKROS"  linda e leve é inspirada na flor de Dente-de-Leão (maskros em sueco) que após perder as pétalas se transforma numa  diáfana bola de esporos. Tenho namorado esta belezura já há algum tempo para o meu futuro cantinho no Brasil.


Estou cortejando também esta luminária (KNAPPA) para colocar sobre a mesa de jantar. Que design mais delicado!



Aqui uma peça mais rústica (LERDAL),  que fica o maior charme com as velas acesas.

... e numa versão mais moderna (MOLNIG), com lâmpadas em vez de velas:


Wednesday 16 December 2009

Suécia tradições e contradições IV - Luciadagen

Um país nominalmente protestante seguindo uma tradição católica.

No dia 13 de dezembro é celebrado com procissões o "Luciadagen" (dia de Lucia). Parte desta tradição tem suas raizes aqui mesmo na Suécia, e parte vem da Sicília.


Luciadagen é uma das poucas celebrações na Scandinavia protestante que esta relacionada a um santo: Santa Lucia, que é santa protetora da Siracusa e morreu como mártir nos anos 300.

Em geral são crianças e/ou adolescentes que compõem o cortejo. Todas as vila e cidades elegem a sua Lucia a cada ano. Esta será, na  maioria das vezes, a garota que levará a coroa de velas na cabeça. Os outros componentes da procissão, todos vestidos com longas camisolas brancas, carregarão velas acesas (artificiais com pilhas para as crianças menores, para evitar que se queimem ou provoquem incêndios). Muitos cantos são entoados, mas o principal é o "Santa Lucia".
Foto tirada  da TV da  cerimônia  na Igreja Luterana na cidade de Vaxjö
 Para ver o vídeo feito pelo SVT clique aqui


Foto tirada na Igreja que eu frequento

 Foto de 2006.  A procissão de Lucia se apresenta para idosos.


Sunday 13 December 2009

Suécia tradições e contradições III - Prêmio Nobel

Todo ano no dia 10 de dezembro, aniversário da morte do sueco inventor da dinamite, Alfred Nobel, se realiza a glamourosa cerimônia de entrega do mundialmente famoso prêmio que leva o seu nome: o Prêmio Nobel. Ao todo são premiadas 6 categorias: química, física, medicina ou psicologia, literatura, economia e paz. Os laureados são pessoas que nas respectivas áreas acima citadas, deram um contribuição significativa para a humanidade. Além de um diploma e uma medalha eles recebem uma grande soma de dinheiro ( considerando o câmbio de hoje, quase 1,5 milhão de dolares).

A entrega do Prêmio Nobel da Paz tem sua celebração em Oslo, capital da Noruega, e as demais categorias tem uma cerimônia de gala conjunta em Estocolmo.

Esta festa é uma das mais importantes para a casa real sueca. Sim, a Suécia ainda é uma monarquia. O povo sueco é muito moderno para crêr em Deus, mas ainda acredita em reis e rainhas. Em outras festividades nacionais a realeza sueca se apresenta apenas para seus súditos, mas na cerimônia do Prêmio Nobel, os olhos do mundo todo estão voltados para eles.


foto emprestada do site Stockholms Stad: http://www.stockholm.se/stadshuset


Abaixo dois vídeos da rede de televisão sueca SVT, mostrando toda a pompa da entrada da família real juntamente com os convidados de honra (os premiados e outras personalidades importantes) no salão do banquete para 1300 convidados. Estes se sentarão à mesa de honra juntamente com a família real. O banquete que é seguido de um baile, se realiza nas dependências da "Stockholms Stadshuset" (A Casa do Governo de Estocolmo = Prefeitura de Estocolmo) foto acima. Durante todo o jantar que dura 4 horas, ninguém pode se levantar da cadeira. Creio que é para que ninguém fique em posição mais alta que o rei :)



Aqui a família real no salão onde ocorre a entrega do prêmio na Stockholms Konserthus (Casa de Concertos de Estocolmo):

Friday 11 December 2009

A jornada até o Natal continua doce mas com uma pitada de sal

Dando continuidade à minha saga na cozinha, fiz trufas de framboeza e também um petisco salgado de nozes, castanhas e amêndoas temperadas com cuminho e páprica.

De novo, receitas super práticas.

Para as trufas (20):


300 gr de chocolate ao leite (pode ser metade meio amargo)
0,5 l de framboezas (congeladas ou frescas)
1 dl de açúcar
2,5 dl de creme de leite
25 gr de manteiga

Chocolate em pó e açúcar de confeiteiro para guarnecer.

Como fazer:

Primeiro prepare um "coulis" (uma espécie de purê ralo de frutas ou vegetais)  com as framboezas e o açúcar. Para obtê-lo amasse a fruta com o açúcar e passe na peneira. Coloque numa panela o coulis com o creme de leite e deixe levantar fervura. Retire do fogo e adicione o chocolate picado,  mexendo bem até dissolver. Adicione a manteiga e bata bem a mistura. A massa deve ficar bem homogênea. Nesta etapa se quiser pode usar um mixer. Deixe a massa esfriar e descansar  até atingir uma consistência que dê para enrolar. Faça bolas na palma das mãos e passe no chocolate em pó ou no açúcar de confeiteiro. Coloque em forminhas ou embrulhe com celofane, ou outro papel apropriado. Conserve na geladeira.
Pode usar outra fruta, por exemplo maracujá. Fica divino.


 
Caso não tenha açúcar de confeiteiro, prepare-o a partir de açúcar cristal ou refinado. Foi o que fiz,
 usei um almofariz (pequeno pilão) de mármore para triturar açúcar cristal até ficar tão fino quanto o açúcar de confeiteiro.

Eu sou muito formiga, gosto de me aventurar mais nas receitas doces, mas um pouquinho de sal também é bem-vindo:)

Para esta receita, use o quanto queira de nozes, amêndoas, castanhas de caju , sementes de abóbora, etc, 

Primeiro toste em fogo baixo  as oleaginosas, de preferência numa panela ou frigideira de ferro com um pouco de óleo (cerca de  1 colher de sopa para cada  0,5 litro de castanhas). Depois tempere com sementes de cuminho, sal  e páprica em pó a gosto e adicione um pouco de água  (algumas colheres de sopa) só para melhor distribuir o sabor e espere toda a água evaporar, antes de desligar o fogo.

Ficaram assim:





Thursday 10 December 2009

Laranja Cravo

O clima de inverno natalino ganha um toque mais intimista e aconchegante com aromas quentes.  Decorar laranjas com cravos da índia é um must pelas bandas de cá. Além do bonito efeito visual o cheirinho  é simplesmente delicioso.  Espalhar as laranjas decoradas em pontos estratégicos da casa, como por exemplo banheiros e lavabo, com certeza proporcionará bem estar e será motivo de elogios.

Este é o arranjo que fiz este ano para deixar na sala.





Os desenhos feitos com os cravos ficam ao sabor da imaginação. Até mesmo um porta-velas pode sair da cartola, como na figura abaixo, tirada da revista semanal Hemmets.

 

Wednesday 9 December 2009

Um doce Natal

Estou fazendo alguns petiscos para guardar para o Natal e presentear alguns amigos. São receitas bem simples e rápidas. Neste post vou colocar 2 delas.

A primeira tem um nome estranho em sueco "hallongrottor", que significa mais ou menos grutas de framboeza.

O que é necessário:

200 g manteiga ou margarina à temperatura ambiente
1 dl se açúcar
1 colher de sopa de açúcar de baunilha (ou algumas gotas de essência de baunilha)
1 colher de cháde fermento em pó
4,5 dl de farinha de trigo
0,5 dl de geléia de framboeza (ou outra de sua preferência

Como fazer:

Misture os ingredientes secos em uma tigela (pode usar um processador que é mais prático). Pique a manteiga em pequenos pedaços e misture tudo até formar uma massa homogênea.

Aqueça o forno a 200 graus. Faça pequenas bolas da massa e coloque-as em forminhas de papel. No centro das bolinhas pressione com o dedo mínimo e faça uma pequena cavidade. Prencha esta cavidade com a geléia.

Asse no centro do forno, por cerca de 10 a 12 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Dá para congelar.

O resultado:

As forminhas que eu usei são para muffins e são mais altas que as próprias para esta receita.

A segunda é uma espécie de caramelo com  nozes ou amêndoas. Aqui são conhecidos como "knäcker".

O que vai na receita:

50 gramas de nozes
1 e 1/2 colher de sopa de manteiga ou margarina
1,5 dl de açúcar
2 dl de xarope tipo karo
1,5 dl de creme de leite fresco

O procedimento:

Pique as nozes groseiramente e reserve. Misture em uma panela de fundo grosso, a manteiga, o açúcar, o xarope e o creme de leite. Leve ao fogo brando, mexendo sempre até aparecer o fundo da panela (ou até que deixando cair uma gota da mistura em um copo de água fria se forme uma bola). Junte as nozes moídas e  com um colher encha forminhas de papel pequenas. Deixe esfriar en local fresco.

O resultado é este:




Tuesday 8 December 2009

Suécia tradições e contradições II - Julkalender

O Calendário de Natal  (Calendário do advento) "Julkalender" é uma das tradições natalinas. Atrás da janelinha que representa cada dia, desde o dia primeiro de dezembro até o Natal, se encontra uma surpresa. Pode ser uma mensagem, ou um pequeno presente. Existem caixas de chocolate neste formato.  Aqui é muito comum que  empresas o  usem para distribuir prêmios.



Este é um "Julkalender" virtual de uma rede de lojas que vende eletroeletrônicos chamada El Giganten. O calendário é virtual mas os prêmios são reais:)



Este é de autoria de Emma Lindqvist para o ano de 1992

 
Este  Também é de autoria de Emma Lindqvist para o ano de 1996


Saturday 5 December 2009

Reciclar é dar nova vida

 Com  galhos de pinheiro natural coloquei um pouco de vida em  uma  guirlanda que usei o ano passado. Achei os galhos jogados  na beira da estrada. Algúem com certeza tinha descartado os ramos excedentes de um pinheiro que seria usado como árvore de natal. Eu particularmente acho pouco ecológico cortar um pinheiro todo ano para esse propósito. Mas essa é uma tradição ainda muito forte por aqui.

antes


 depois

Wednesday 2 December 2009

Clima de Natal

A paisagem hoje está literalmente cristalizada. Tem  quase nada de neve, mas havia chovido e a umidade nas árvores se congelou, pois hoje a temperatura está perto dos 10 graus negativos.



Mas isso é la fora, aqui dentro  o clima e o visual  são outros.

Minha decoração de  Natal está quase pronta, pelo menos na sala. Usei  vermelho, dourado e verde. E gosto de dar toques natalinos a objetos que já fazem parte da minha decoração do dia-a-dia. Acho interessante também  reciclar e reiventar, com enfeites antigos.


Arranjo de mesa feito com uma antiga guirlanda de bolas, um bouquet de rosas artificiais e galhos de pinheiro, tudo sobre um prato de bolo com pé.






 
Lampião com enfeite natalino



 
 Aqui um abajour  com um pequeno toque natalino serviu como fonte de luz para a composição com anjos e sino.


 
Neste arranjo com velas usei taças.


Em cada cantinho cabe um pouco do espírito do Natal.

Obrigada pela Visita! Volte Sempre!

*********Venha conferir as novidades*********