Tuesday 6 October 2009

Dia do "pãozinho" de canela

Com um xícara de chá bem quente e aromático é uma delícia!


Como todo país Europeu a Suécia respira tradição. Aqui até algumas "entidades gastronômicas" tem um dia do ano reservado para si. Domingo 4 de outubro foi o dia do "kanelbulle", ou "kanelbullar" no plural.

Embora a tradução para o portugues de "bulle" esteja mais para bolinho, na verdade essa delícia tão apreciada nas terras nórdicas é feita com uma massa de pão, recheada com manteiga, açúcar e canela, enrolada como um rocambole e cortada em pequenos rolos, antes de ir ao forno e perfumar toda a casa com um aroma delicioso e irresistível.

Por aqui quase toda dona ou dono de casa (vamos citá-los em nome da tão propalada igualdade dos sexos, que na Suécia é uma lei prioritária), sabe fazer kannelbullar. Eu costumo fazer em média duas vezes por mês. Fiz ontem :) O bom é que dá para congelar. Depois é só tirar do freezer e deixar atingir a temperatura ambiente ou aquecer por alguns segundos no micro-ondas e se tem um pãozinho com todo o sabor e textura preservados. A receita básica é bem simples, esta dá para cerca de 30 rolinhos:


Massa
150 g de manteiga (pode usar margarina ou mesmo óleo, mas fica mais gostoso com manteiga)
5 dl (1/2litro) de leite
50 gramas de fermento biológico (para pão) fresco ou 12 g de fermento biológico desidratado
1 dl de açúcar
2 colheres de chá de cardemuma em pó (opcional, mas faz muita diferença:)
800 g (cerca de 1,3 l) de farinha de trigo

Recheio
100 g de manteiga ou margarina à temperatura ambiente (a quantidade pode ser reduzida, vai depender da sua dieta e/ou do seu nível de colesterol:)

1 dl de açúcar (pode até mesmo usar um adoçante que possa ir ao forno)
2 colheres de sopa de canela

1 ovo para pincelar e açúcar em pérolas para povilhar(opcional)

Modo de fazer

1- Derreta a manteiga em fogo brando e adicione o leite, aquecendo até 37 graus Celsius (não muito quente ao se sentir com a ponta do dedo)

2- Esfarele o fermento em uma tigela funda e coloque sobre ele a mistura aquecida de leite e manteiga. Mexa até dissolver todo o fermento. Adicione o açúcar, e a cardemuma. Misture bem.

3- Adicione a farinha e misture tudo com uma espátula antes de sovar a massa. Se usar a batedeira, bastam 5 minutos, mas se sovar manualmente são necessários 10 minutos. A massa deve ficar bem macia e maleável.

4- Divida a massa em duas porções. Abra cada porção no formato de um retângulo (35 x25 cm) sobre uma superfície povilhada com farinha (eu costumo usar apenas as mãos, como a massa é bem maleável não precisa usar rolo para abir).

5- Espalhe metade da manteiga (ou margarina) sobre a massa aberta. Misture a canela com o açúcar e povilhe metade sobre a camada de manteiga. Enrole a massa como um rocambole. Repita com a outra porção da massa.

6- Corte fatias do rolo na espessura de 1,5 cm cada, e coloque os rolinhos deitados em forma untada ou forrada com papel manteiga (ou mesmo em forminhas de papel manteiga individuais).

7- Cubra e deixe crescer por 40 minutos.

8- Pincele com o ovo e se quiser povilhe à vontade com pérolas de açúcar.

9- Asse em forno a 250 graus por cerca de 5 a 8 min. OBS.:caso use adoçante para forno, respeite o limite de temperatura máxima do produto.


Eu, por razões de saúde, nem sempre povilho com pérolas de açúcar e quando o faço, como podem notar, coloco só um pouquinho.

3 comments:

GOSTO DE FAZER ARTE said...

Olá! Tudo bem!
Sou a Mércia, e tb. sou brasileira, mas estou em Portugal! Boa idéia esta do seu blog!
Conheci seu blog no blog de compras onde tb lá estou.
Bjos
Mércia Faustino

josiramis said...

ola, eu estava procurando uma receita de kanebulle e encontrei o teu site... gostei muito da receita mas tenha uma duvida: o que é cadermuma? procurei no google e mesmo assim não encontrei. agradeceria muito se me pudesses responder
um abraço

Luablue said...

Oi Josiramis desculpe, mas só agora vi seu comentário e sua dúvida.
Eu escrevi o nome da especiaria errado, em português acho que o correto é cardemomo.
Tentei ver se você tinha um blog para poder te responder. Espero que você volte para ler a resposta:)
Beijos e obrigada pela visita!

Obrigada pela Visita! Volte Sempre!

*********Venha conferir as novidades*********