Friday 16 October 2009

Um pouco sobre a porcelana alemã.

Mesa com serviço completo Meissen (foto Wikipedia).

Como todos sabem a porcelana nasceu na China. Mas na Europa seu berço foi a Alemanha.
Quando no século XV, as primeiras peças aportaram em Veneza, trazidas pelo aventureiro e navegador italiano Marco Polo como presente do imperador chinês, foi grande o excitamento na corte. Até então não se tinha conhecimento na Europa de um material com caracterásticas tão peculiares e especiais: duro, tanslúcido e com uma brancura brilhante. Esta preciosidade batizada por Marco Polo como ”porcellana, e que passou a ser chamada de ouro branco, logo se tornou o objeto de desejo de reis, rainhas e de toda a nobreza européia.

Não tardou para que se iniciasse uma corrida com o objetivo de tentar descobrir o segredo de produção da tal ”porcellana”. Os cientistas europeus da época (a maioria alquimistas) foram mobilizados por seus soberanos, com a ordem de produzir o mais rápido possível e a qualquer custo tal material. Mas isso se mostrou uma tarefa nada fácil. E após as primeiras tentativas frustradas, não restou às cortes européias senão a alternativa de adiquirir as peças da própria China, importando primeiro através de companhias de navegacäo comercial portuguesas, logo seguidas por companhias holandesas e inglesas, como a Companhia das Índias Orientais.

É bem verdade que entre 1575 e 1587 nas oficinas de Medici na Itália, desenvolveu-se um processo que produziu um material que imitava a porcelana chinesa. Mas a "porcelana Medici", como ficou conhecida, não era a verdadeira porcelana de “pasta dura” como tinha sido aprefeiçoada na China, mas uma aproximação, chamada de porcelana de pasta mole. E durante os próximos 100 anos não houve na Europa nenhuma tentativa significativa para se obter a verdadeira porcelana. A ordem do dia era importar.

Resumindo, no ano de 1700, Augusto o Forte, da Saxônia, que era um grande colecionador de peças de porcelana , hobby este que estava a lhe custar uma fortuna, tomou uma attitude drástica. Ele já tinha a trabalhar para si Ehrenfried von Tschirnhausen , na dificil tarefa de tentar reproduzir a verdadeira porcelana e decidiu trazer à força, para auxiliar von Tschirnhausen, o alquimista Johann Friedrich Böttger, que tinha perseguido em vão o mesmo objetivo, trabalhando para Frederico I da Prussia. Juntos, em um laboratório na cidade de Meissen, von Tschirnhausen e Böttger finalmente descobriram o segredo da produção do tão cobiçado ouro branco. Em 1708, foram produzidos os primeiros exemplares das peças em verdadeira porcelana. Em 1710 começou a produção em série numa fábrica em Meissen.

Este processo de produção denominado ”arcanum” era um dos mais importantes segredos industriais da época e tinha grande valor. Portanto fica fácil entender que os empregados da fábrica Meissen eram cortejados por outras cortes européias, que lhes ofereciam fortunas em troca do valioso processo.

A porcelana fabricada pela Meissen é até hoje uma das mais apreciadas e caras do mundo, e desde o início tinha como alvo a aristocracia. Mas outras regiões da Alemanha, como por exemplo a Bavária, também se especializaram na produção de porcelanas mais populares.

Para saber mais sobre a porcelana européia leia aqui.

Logotipos da Meissen (foto Wikipedia) os mais comums são aqueles com duas espadas cruzadas.


Peças da Meissen expostas em museu em Nova York.

Prato Meissen.

No comments:

Obrigada pela Visita! Volte Sempre!

*********Venha conferir as novidades*********