Thursday 1 October 2009

Os tons do outono

(Para ampliar clique sobre a imagem)

O outono é sem dúvida uma estação muito peculiar por essas paragens. As cores quentes contrastam com o gelado do vento que prenuncia o longo e cinzento inverno, e com a luminosidade de um céu impecavelmente azul.

Assim como a primavera, o outono é uma estação de transição, mas é carregado de uma sensação de melancolia. Se vive uma espécie de sentimento de perda. As flores morrerão, as árvores perderão suas folhas, o frio branco acinzentado, do inverno massificante, se aproxima inexorável. Urge buscar abrigo e aconchego.

Não me recordo de ver no Brasil uma mudança tão perceptível no colorido das árvores, como a que se vivencia aqui. Com certeza, quando um dia voltar para a terrinha, sentirei muita saudade dos outonos na Suécia.

Esta paisagem rica em tonalidades que vão do amarelo ouro ao vermelho queimado, é um convinte a um chá bem quentinho, acompanhado de uma torta de maçãs bem amanteigada; por exemplo uma tarte tatin, ou tartin, tão simples de fazer.

O sistema de aquecimento das casas ainda não está a pleno vapor como durante o inverno. Portanto é tempo de se acender lareiras ou usar mantas cheirosas e quentinhas, enquanto se degusta uma bela tábua de queijos com um bom vinho... e de preferência à luz de velas.





No comments:

Obrigada pela Visita! Volte Sempre!

*********Venha conferir as novidades*********