Monday 30 November 2009

Suécia tradições e contradições I

Embora seja um país quase que totalmente secularizado, a Suécia tem no Natal uma de suas maiores celebrações. As festividades começam já no primeiro domingo do advento que foi ontem.


Segundo a tradição deve-se comer "pepparkakor" (gingerbread em inglês), que são umas bolachinhas temperadas com canela, cravo e gengibre, "lussekatter", um pãozinho que leva açafrão e tem um formato que lembra um gato (katt), e tomar "glög", uma espécie de vinho quente, que na verdade pode ser feito na versão sem álcool.

Todas estas guloseimas podem ser compradas prontas, mas fazê-las em casa é um diferencial prazeiroso e muitos se dão a esse trabalho.

Aqui em casa eu ontem perfumei o ambiente com o cheirinho dos pãezinhos de açafrão. Desta vez eles cresceram bastante, e a razão é que quando comecei a preparar o fermento vi que a farinha de trigo que eu tinha não era suficiente para a receita, e tive que ir comprar. Assim o fermento teve mais tempo para se desenvolver:)


A receita:
Ingredientes:

1 dl de açúcar (5 colheres de sopa)
500 ml de leite
50 g de manteiga ou margarina derretida
2 ovos
1 colher de chá de sal
850 g de farinha
0,5 g de açafrão (estigmas e pistilos da flor de Crocus sativus) triturado com 0,5 colher de açúcar
1 ovo para pincelar
uvas passas pretas para decorar

Como fazer

Derreta a manteiga ou margarina em uma panela e adicione o leite. Deixe aquecer até atingir 37 graus C (temperatura que de para mergulhar o dedo)

Em uma tigela esfarele o fermento e sobre este coloque a mistura de leite e manteiga mornos. Mexa até dissolver todo o fermento. Adicione o açúcar, o sal, os ovos e o açafrão (para liberar bem o sabor do açafrão triture os pistilos com ½ colher de açúcar).

Adicione a farinha aos poucos, misturando bem e sove a massa por cerca de 10 minutos (se usar batedeira sove por apenas 5 minutos).

Deixe a massa coberta crescer por aproximadamente 30 minutos.

Corte pedaços da massa, faça rolos e enrole em forma de um ”S”. Deixe ccrescer por mais 30 minutos. Pincele com ovo e decore com uvas passas. (Caso queira pode adicionar uvas passas a gosto à massa depois de sovada).

Asse em forno a 225 graus por 8-10 minutos. Para os que gostam dos paezinhos mais doces podem picelar com uma calda de açúcar depois que saírem do forno, e povilhar com açúcar cristal.

3 comments:

Talma said...

Não vale, tem que ter a receita....rssss.
Bjs amiga!!!

Unknown said...

Estou esperando a receita,do pãozinho de açafrão bjs

Luablue said...

Oi meninas, eu vou colocar a receita sim:) Beijos

Obrigada pela Visita! Volte Sempre!

*********Venha conferir as novidades*********