Tuesday 30 March 2010

Suécia tradições e contradições VIII - Páscoa

 Também na Páscoa a Suécia é um país movido a tradição. Todos enfeitam suas casas para a celebração, embora para  a grande maioria a motivação seja secular e não religiosa. Mas o significado é o mesmo para todos: "vida nova".

Depois do longo inverno  a promessa de renovo chega com a primavera que se aproxima. E o  ovo é um símbolo realmente levado a sério, tanto na decoração como na culinária. Além dos enfeites  tendo o ovo e seus coadjuvantes (galinhas, pintinhos, penas) como inspiração, pratos em que ele é a estrela principal são presença obrigatória nos cardápios da Páscoa.




  Alguns pequenos detalhes  trazem o clima da Páscoa para a decoração...

É costume pendurar objetos decorativos em  galhos de arbustos ainda desfolhados, os quais são colocados  em vasos com água, para que brotem e ou floresçam. Isso é possível porque no hemisfério norte a Páscoa coincide com o final do inverno e  início da primavera, portanto estes galhos que lançarão novos brotos, também significam renovação. Algo novo resurge a partir daquilo  que parecia sem vida.

    ...eu usei galhos de macieira, que além de dar folhas também florescem...



A foto acima mostra a  decoração em frente de uma loja, pois  estas também aderem ao clima "pascoalino" ...


Penas coloridas podem ser usadas de várias formas.... aqui montei uma espécie de ninho....

E as flores, de preferência amarelas, pois o amarelo é a cor símbolo da Páscoa, também são muito usadas como elemento decorativo, sendo o lírio a preferida.

 Este bouquet de lírios dava as boas vindas na entrada de um supermercado....

Na Suécia o ovão de chocolate, tão tradicional no Brasil,  é substituido pelo de papelão decorado, recheado  com  confeitos,  bombons, doces e chocolates comprados por kilo e à escolha do freguês, aqui chamados de "godis". Os suecos são os maiores consumidores mundiais destas gulomeimas. Cada  pessoa consome em média 17 kilos de "godis" por ano. É possivel encontrar também o ovo de páscoa grande de chocolate , mas näo é muito comum.











 E colocar  algumas "tigelas"   cheias de "godis" (como uma espécie de  bomboniére sem tampa) em alguns pontos estratégicos da casa   é um convite à gula ...


                                            ...    e também um perigo:)




5 comments:

AC said...

Aqui na Finlândia é assim também, tirando umas coisas meio estranhas que eles gostam de comer (algumas de influência russa).
Cheguei aqui através da comunidade da casa claudia :)
Glad påsk!

http://abebedorespgondufo.blogs.sapo.pt/ said...

Gostei.

Unknown said...

Quase 8 anos. Como o tempo passa.

Anonymous said...

Gostaria de reativar o me Blog, mas não lembro da minha senha.

erectile dysfunction medications said...

Wonderful beat ! I wish to apprentice while you amend your site, how can i subscribe for a blog website? The account helped me a acceptable deal. I had been a little bit acquainted of this your broadcast provided bright clear concept

Obrigada pela Visita! Volte Sempre!

*********Venha conferir as novidades*********