Monday 22 March 2010

O pão nosso de cada dia: Ciabatta

Nada é mais gratificante do que  fazer pão em casa. Colocar a mão na massa além de ser uma atividade relaxante e prazerosa, está na moda:). Como todo "faça você mesmo" dá a sensação de fazer parte de um ato de criação. Tem até quem cultive leveduras em casa produzindo assim o próprio fermento. Mas eu ainda o compro no supermercado, fresco ou desidratado (que eu prefiro).
Aqui em casa gostamos muito de Ciabatta, e de quando em vez eu faço uma fornada. É um pão de massa encorpada ser ser pesado. A presença da semolina  acentua seu sabor e aumenta seu teor nutritivo. A receita é simples, exigindo apenas um pouco mais de paciência no que diz respeito ao tempo de fermentação.




 Ingredientes.

9 dl de farinha de trigo
5 dl de de semolina de grano duro
1 colher de sopa de sal
1 colher de chá de açúcar
25 gramas de fermento biológico fresco ou  10 gramas de fermento desidratado
600 dl de água morna (37 graus C)
4 colheres de sopa de azeite de oliva

Em uma tigela grande dissolva o fermento com a água morna, junte o açúcar e o óleo  e misture bem. Adicione aos poucos as farinhas previamente misturadas com o sal  e mexa com uma espátula. Trabalhe a massa com as mãos sovando (cerca de 15 minutos) ou use a batedeira (por 8 minutos). Transfira a massa (que deve ficar meio mole)  para uma tigela grande untada com azeite de oliva e deixe crescer coberta por cerca de 1 hora.

Agora sobre uma superfície povilhada com bastante semolina, modele pedaços da massa em uma forma meio retangular e achatada. Coloque sobre uma forma untada ou forrada com papel manteiga e deixe crescer por mais ou menos duas horas.

Antes de colocar no forno a 200 graus, povilhe mais um pouco de semolina sobre os pães já crescidos. Asse por 25 minutos, ou até que a superfície tenha adquirido uma cor bronzeada e a parte de baixo esteja bem firme. Tire do forno e deixe esfriar em cima de uma grelha.

Fica ótimo acompanhando uma sopinha, ou para fazer um sanduíche com mussarela italiana bem branquinha, tomate e alface,  tudo regado com azeite de oliva, ou comer como a imaginação ditar.


OBS.: Asse apenas uma fornada de cada vez, ou seja,  não coloque mais de uma forma no forno.

1 comment:

Anonymous said...

Que bom que eu pude ver de novo minhas receitas.

Obrigada pela Visita! Volte Sempre!

*********Venha conferir as novidades*********