Saturday 23 January 2010

Este prato é uma tentação!

Sim uma tentação até no nome, em sueco " Janssons frestelse", que traduzindo literalmente significa "tentaçäo de Jansson". É um prato bem típico, com certeza conhecido de todos os suecos. Eu já o servi a muitos amigos e familiares brasileiros, tanto aqui quanto no Brasil, e a aprovação foi unânime.
É um gratinado de batatas e pode ser servido como acompanhamento ou mesmo como prato principal numa refeição mais informal. É super simples  de fazer, leva apenas 6 ingredientes.
Os quatro principais aparecem na foto abaixo:
Na foto tem batatas para apenas duas porções.

 Receita para 4-6 porções:

1 kg batatas
2 cebolas grandes
150 ml de leite
250 ml de creme de leite fresco
200 g de filé de anchovas
manteiga ou margarina para dourar a cebola
pimneta do reino a gosto


Descasque as batatas e corte-as em   palitos. Numa panela, coloque as batatas o leite e metade do creme de leite e leve ao fogo para dar uma pré-cozida nas batatas, cerca de 4 minutos de fervuram emxa de vez em quando para não grudar no fundo da panela.

Nesse meio tempo, corte as cebolas em rodelas e leve ao fogo em uma frigideira com amnteiga ou margarina para dourar bem (deixe-as meio amarronzadas).


Monte o prato, colocando metade das batatas numa forma refratária untada  (louça ou vidro) e espalhando a seguir a cebola e as anchovas. Cubra com as batatas restantes. Se sobrar algum líquido do pré-cozimento das  batatas, misture com o restante do creme de leite, junte com o caldo salgado das anchovas, tempere com pimenta do reino moída, e espalhe tudo sobre as batatas.

Caso queira uma cobertura crocante povilhe com farinha de rosca e espalhe por cima um pouco de manteiga em pedacinhos ou derretida.

Leve ao forno a 220 graus celsius por cerca de 40 minutos, ou até que as batatas fiquem bem macias (verifique cou um garfo).


Obs: No Brasil eu não achei anchovas em salmoura, apenas em óleo. Uma versão mais em conta pode usar sardinha anchovada.

No comments:

Obrigada pela Visita! Volte Sempre!

*********Venha conferir as novidades*********